sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Postcrossing ;

Estava aguardando meu cartão-postal chegar para então escrever este post. Por um acaso, ele chegou bem mais cedo que eu imaginava (em inacreditáveis 12 dias), com uma surpresa bem legal que falarei daqui a pouco.

O Postcrossing é um site (acho que pode ser considerado rede social) de troca de cartões-postais, que permite você cadastrar seu endereço para receber um postcard aleatório de alguém de qualquer parte do mundo. Da mesma forma (e anteriormente ao seu recebimento), você solicitará um endereço para mandar um cartão para uma outra pessoa. Você só recebe se mandar antes.

No site você pode escrever um perfil, indicando que tipo de cartão você gostaria de receber e qualquer outro tipo de coisa que se coloca em um perfil.

Funciona assim: você pede um endereço, aí o sistema vai te dar as informações da pessoa e um código, o qual será escrito por você no seu cartão para que o seu destinatário possa, quando receber o postal, cadastrá-lo no site. Quando cadastrado, você estará habilitado para receber um cartão. Simples, né?

Pois agora conto minha experiência. Uma amiga me apresentou o site (ela, aliás, ainda não mandou o primeiro cartão dela, ficou esperando eu servir de cobaia) por volta de setembro ou outubro de 2012. Achei a ideia maneira pra cacete. Fez lembrar das histórias que minha mãe contava de quando ela era pequena e trocava cartas com uma menina da Romênia, até o dia em que a menina não pode se corresponder mais por algum motivo que não me recordo.

Botei na cabeça a ideia de achar algum cartão-postal legal, talvez até meio clichê, mas acabei comprando um dos mais clichês possíveis, porque a oferta de cartões aqui perto era bem escassa. Aliás, acho que agora irei dar uma procurada melhor e ver se encontro coisas mais bacanas. Depois de um mês e pouco de procura mal feita, encontrei o primeiro postal que mandei.

Mais clichê só 2 desse
Obviamente eu escrevi atrás do cartão né, mas foi só isso que fiz também. Enviei-o no dia 13 de novembro, mas só chegou no dia 17 de dezembro, por causa de nosso amado serviço dos correios, assim imagino. Mandei esse postal para uma menina na Alemanha, a Katrinn.

Fiquei aguardando sem pressa o meu. Era final de ano, e esperava que fosse demorar mesmo. Hoje, dia 11 de janeiro, chegou o cartão enviado pela Christine, da Califórnia (USA), no dia 31 de dezembro! E cara, que cartão legal! Quer dizer, não só o cartão, mas o conjunto todo.

A primeira coisa que noto, na frente do postcard:

O quão legal é um selo do Luke?
Um selo do Luke Skywalker! E um envelope, decorado com carimbo de flocos de neve. Os outros selos também eram legais (renas e papai noel), mas convencionais. Viro o envelope, encontro a seguinte mensagem:
Um emoticon manual
Um adesivo de farmácia antigão (pelo menos tem cara), com uma estória cômica sobre George Lucas. Abro o envelope e encontro não um, mas DOIS cartões.


Space Travel poster artwork by this artist is kind of vintage-retro looking.

O primeiro, o principal (e maior). Nele veio escrito a mensagem completa (muito legal também), e as desculpas por não ter conseguido um cartão de Star Wars (eu refiro no meu perfil algumas das coisas que gosto, e star wars é uma que está lá). O segundo é um postcard bônus, menorzinho, que ela mandou por achar legal a arte. Aliás, vou deixar a mensagem que tá escrito nele em alt text (é só botar o mouse em cima da imagem, broder).

Se você acha esse tipo de comunicação legal, eu recomendo e muito. O cartão chegou hoje e fiquei muito feliz por tê-lo recebido, provando que o site funcionava, e ainda mais animado por ser um cartão com detalhes bem direcionados a mim. Agora que aprendi, farei um trabalho melhor no meu próximo cartão. Convenhamos, receber um envelope fechado com várias coisas é muito mais simpático (claro que né, depende do outro cidadão expor seus anseios).

2 comentários:

  1. Não consegui ver o alt text :~ Mas amei a ideia do site! Tou pensando aqui em me cadastrar; só não sei se vou ter tempo de achar cartões e mandar. (e um cartão da Irlanda mandado da Califórnia? o.o)

    ResponderExcluir
  2. Não sei porque, mas o alt text parou de funcionar. Vou tentar consertar depois!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...