terça-feira, 23 de abril de 2013

Maratona de Filmes I - Pequeno Recesso ;

Noutro dia no Twitter li um tweet de um ex-professor e atual colega de microblog, no qual ele dizia ter chegado ao 40º filme assistido no ano, de acordo com sua contabilidade. Fiquei curioso pra saber o quanto tinha assistido até então, portanto procurei nos meus arquivos (Filmow, principalmente) pra lembrar qual tinha sido o primeiro filme que assisti em 2013.

Percebi então que minha contagem era vergonhosa. Gosto muito de cinema, embora não seja nenhum crítico chato, ou seja um expert dos detalhes mais relevantes, como fotografia, trilha sonora e direção de arte, mas tenho aprendido bastante ultimamente. Embora não pareça, tenho assistido bastante coisa e começado a reparar mais nos detalhes. Mas sou meio apreciador de tudo. Não tem muitos filmes que eu desgoste, e fale "mas que bosta, perdi meu tempo!", costumo gostar minimamente da maioria. Excetuando o G.I. Joe: A Origem de Cobra, que é o único que me vem à mente agora, que assisti no cinema e, sinceramente, não valeu nem pelas cenas de ação direito. Quer dizer, também tem o 2001: Uma Odisseia no Espaço, do aclamado e amado (também gosto muito dele, não se irritem por favor) Kubrick. Foi um dos filmes que me fez começar a acordar pros detalhes da cinematografia, e perceber que era uma obra prima (mas não vou ficar falando dele porque o post não é sobre ele), importantíssimo pra época, para o gênero e bla bla bla, mas ô filme chato hein. Sério, acho que todo mundo deve assistir (pra perceber a obra), mas munido de muita paciência (e sem sono!). Aliás, adoro ver referências a ele. Quando não são geniais, são divertidíssimas.

Enfim, falei, falei e não disse nada. Assistira 10 filmes até então. E esse então, diga-se de passagem, era na segunda semana de abril. Estava envergonhado pelo péssimo desempenho. Para me desculpar (a mim, não devo a ninguém), só levando em conta as 4 temporadas e meia de Breaking Bad, além das 2 de Scandal que assisti esse ano. Percebi então que deveria reverter esta situação. Minhas pequenas férias entre períodos da faculdade (é, aquelas por conta da greve do ano passado) chegaram e eu teria então duas semanas para colocar um pouco do que devia em dia. Montei uma lista no IMDB, marquei os que já assistidos e me pus numa pequena maratona. Recordei de uma página no Facebook que era algo como "365 filmes em um ano" e me dispus a assistir um filme por dia até o fim desse recesso. Não vou citar agora (e nesse post provavelmente) os que assisti neste ano antes da maratona porque aí ficaria maior que já está.

Só um parêntese para explicar o que rolará abaixo. Não darei spoilers, tampouco darei notas para quesitos (talvez para o filme), por 2 motivos: não me considero apto para tal, não sou crítico e nem sempre atencioso a detalhes, e não quero influenciar (tanto) na sua opinião pré-filme, caso não tenha assistido. Pode ser perigoso criar expectativa, principalmente num review leigo. Os filmes que escolhi não tem propósito nem ordem estabelecida, geralmente são filmes que já estavam baixados mas intocados, ou filmes que estavam na minha lista de MUST WATCH e por acaso encontrei eles no Netflix. Mas devo explicar as escolhas, fiquem de boa.

Comecei numa sexta-feira, com um filme que postergava a muito tempo, mas que só tinha procurado pra assistir devido à uma música que contém uns quotes do filme. O filme é A Orgia da Morte (The Masque of the Red Death, no original), que é um filme de terror das antigas, com um roteiro meio esquisito, pesado, embora inteligente, mas que valeu também pela atuação do Vincent Price. 

Sábado assisti finalmente ao segundo filme do Homem de Ferro (prefiro chamar de Iron Man, soa mais bonito), uma vez que era o único (ou não, falta Hulk também) que faltava pra assistir dessa "temporada" da Marvel nos cinemas, além de estar ansiosíssimo pela estreia do Iron Man 3, que será lançado no dia 26/04 no Brasil. Gostei deste mais que do primeiro filme, mas é uma opinião de merda, porque faz tempo que assisti o primeiro, já não me recordo de detalhes. É uma pequena saga que me agrada bastante, e espero que o terceiro filme seja melhor do que mostrado no trailer, que já é maravilhoso. Não tenho nenhum comentário WOW, além de falar que sou um daqueles que gosta do Downey Jr. no papel do Tony Stark e que me amarro nas trilhas dos filmes, principalmente porque tocou "Highway to Hell" no fim do segundo (SPOILER de música, to nem aí).

Domingo eu fiquei devendo, não fiquei em casa por muito tempo e acabei chegando cansado, daí cabulei o filme deste dia, perdão.

Segunda raciocinei: "hoje é dia de cheap kinoplex, vamos assistir algum barato que esteja em cartaz enquanto aproveito pra resolver uns afazeres no shopping". Pedi indicações de filmes em cartaz, mas não souberam me informar. Quer dizer, não vou ser injusto, até deram algumas dicas. Fiquei entre Oblivion e Invasão a Casa Branca, e, por conta de 20 minutos que não queria esperar, fui no primeiro. E olha, saí surpreendido. É um bom SciFi, para quem gosta do gênero. Tem algumas referências ótimas que não vou dizer por motivos óbvios, mas talvez poucos reparem na principal delas (OLHA A DICA). Obviamente o Tom Cruise corre no filme (se você repara legal, ele tem uma corrida padrão que rola em todo filme dele. TODO.), o roteiro deve ter alguns clichês, mas é normal, nenhum me foi grosseiro. O roteiro não é lá WOW mas eu gostei mais do que gosto da maioria. Gostei da atuação da Andrea Riseborough, e obviamente, do Morgan Freeman. Vale uma assistida.

Terça-feira, comecei assistindo pela tarde um dos clássicos do Tarantino, diretor que é um dos meus preferidos (ME JULGUEM). Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, no original) é um filme sobre uns criminosos que nem se conhecem, mas são contratados por um cara pra fazer um roubo. É genial, como a maioria dos Tarantinos. A trilha dele dispensa comentários. Aliás, a trilha sonora dos filmes do Tarantino são impecáveis, acho que ninguém discorda disso. O roteiro é incrível, e só assistindo o filme que você vai reparar na tensão que ele vai te deixar de uma forma que não deixaria em outros filmes, não é convencional. Atuações são bacanas e sei lá, tem uns caras bons. Enfim, é um must watch, com certeza (se você gosta minimamente do Tarantino, claro). AHÁ, mas a terça não acabou. Estava faminto por filme então eu resolvi repor o de domingo! Com um filme muito aclamado que estava lá no meu Netflix esperando para ser assistido. V de Vingança (V for Vendetta) foi a bola da vez. Não li os quadrinhos mas, sinceramente, não vejo problemas no filme. Aliás, vejo sim. A luta de espadas tiveram uns efeitos totalmente desnecessários, não combinaram nem um pouco com o filme, nem o sangue que jorrava num efeito porquíssimo (deveriam ter tido aulas com o Tarantino), argh, deu nervoso. Mas o roteiro é ótimo, a trilha estupenda e as atuações principais também (Natalie Portman 10/10).  Outro must watch, anotem aí.

Quarta chegou. A preguiça bateu, e acabei demorando a decidir um filme. Abri então o Netflix e peguei o primeiro filme de comédia que estava na minha lista. Segurando as Pontas (Pineapple Express) era o filme da vez. Dizer que esperava mais de um filme com o Seth Rogen (gosto das atuações dele, acho engraçadas), mas a dupla com o James Franco não foi péssima. Não ri gargalhadas, mas me diverti, então valeu. Não vale um dia pra assistir, mas se você não tiver nada melhor pra fazer, bem, é melhor que nada.

Na quinta eu resolvi dar um pulo no cinema. Peguei uma das indicações de filme que tinham me dado (embora a pessoa não tenha assistido e quando mencionou eu achei que fosse alguma continuação de Mamma Mia - "tenho cara de Mamma Mia?!"). Então fui lá de curioso e assisti Mama, um filme de terror. E gostei, embora tenha me irritado com um ou outro clichê que, argh, desnecessários. O roteiro é bacana, tem uns clichês, mas um final que surpreende (me surpreendeu) e as menininhas que atuaram, nossa, atuaram impecavelmente. Pra quem curte um terrôzinho, assista!

Sexta eu fiquei afim de aloprar. Procurei um filme que fosse totalmente zoado, e assisti depois do almoço. Tenacious D foi o escolhido. Tava na minha lista porque uns amigos falavam bem dele e tal, e é com o Jack Black (gosto da personalidade dele, e da relação dele com a música). E, perdão amigos, fiquei um pouco decepcionado. Esperava mais das músicas, do roteiro e do filme em si. O Jack Black é irado, e a cena dele no final com o Dave Grohl (o vocalista do Foo Fighters, se você não conhece pelo nome) é que condecorou o filme. De resto, nada demais. Não me tirou muitas risadas. Ah, o molecote que interpreta o JB no começo do filme atua maneiro, consegue refazer bem os trejeitos.

Reparei que meu recesso estava chegando ao fim. Tinha mais 4 dias apenas, porque aqui no Rio de Janeiro temos feriado dia 23. Então no sábado lembrei de um documentário que tava afim de assistir a algum tempo, por um motivo especial. Foi a vez do Indie Game: The Movie, um filme sobre o processo de criação e lançamento de três jogos indie, Braid, Super Meat Boy e FEZ. E achei bacana. Uns dos criadores eram meio pirados e tal, mas dava pra ver o tipo de frustração pela qual eles passavam, e todo o processo que rolava até o sucesso (ou não né, embora no caso do filme eram jogos que se tornaram populares). Fica a dica se você gosta de games (e do background deles).

Já batia mais de 1 semana na maratona, e o domingo chegara. Decidi por assistir Drive. Era o mais curto dos que pretendia (e me faltava tempo), além de já estar a um tempão na espera de ser assistido. E gente, que filme. Que trilha. Que roteiro, que fotografia. Acho que TUDO estava bom, e a trilha tava excepcional. Não gostava muito do Ryan Gosling atuando, mas ele fez um bom trabalho neste filme, e os detalhes da atuação (propositais) davam agonia. Mais um filme com o Bryan Cranston, eterno Walter White (Breaking Bad), fazendo um ótimo trabalho na frente das câmeras. É um filme imperdível. A trilha sonora tem uma pegada de synth dos anos 80, e encaixa como uma luva nas cenas. Saca só (a minha preferida):

Repito: é imperdível. Assistam. É um ótimo filme "policial" (eu realmente não sei qual gênero ele levaria, mas pode ser algo como suspense/policial/drama), com ação na medida e uma história bastante simpática. Drive é 10/10.

Na segunda fiquei novamente em dúvida. Afinal, tem tanta coisa que ainda não assisti (ou não como deveria) que sei lá, é difícil faltar opções. Escolhi Jogos Vorazes, não sei por qual motivo. Mentira, foi por causa da Jennifer Lawrence, uma das melhores (e mais lindas) atrizes da nova geração. Não tinha lido o livro. Mas abriu o meu apetite por ele. Sei que fiz errado (continuem me julgando, abraços), mas tou com outras leituras pendentes e não iria esperar pelo filme. Não achei lá um filmão, mas é divertido e faz algum (assim imagino) jus a história, com críticas às sociedades totalitaristas, e à mídia alienante (ou alienadora?). Lerei o livro futuramente, quero saber como funciona a história direito, e de repente já saber como vai ser o próximo filme. Esse tema Battle Royale é apreciável.

Por fim, o feriado na terça-feira e o último dia do recesso. Fechei a maratona com Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, do Tim Burton. Que filme lindo. Tem uma história cativante, bonita e bem construída. Não possui a fotografia cinzenta da maioria dos filmes do Burton, mas não deixa de ter aquela melancolia e tratar tudo com bom humor. A trilha sonora funcionou bem, mas diria que não era excepcional, até que começaram os créditos, tocando Pearl Jam com Man of the Hour (letra linda, aliás). É um filme com histórias que te deixam curioso, e com aquele final bonito (que embora desse pra prever de acordo com o desenrolar da história, não perde emoção). É um filme com mensagem bonita no final. Assistam, vale a pena.

Agora vocês percebem a quantidade de filmes bons e/ou conhecidos que eu deixei de ver por tanto tempo e fazem julgamentos com várias pedras na mão. Fiquem à vontade, mas agora posso dizer que eu os assisti e que minhas férias me ajudaram nesta empreitada. Queria fazer o tal dos 365 em um ano, mas não me comprometi por saber que é impossível. Quer dizer, nada é impossível, mas tem sempre dias cheios, e dias ruins, e dias que você desaba no sono, então você sempre ficará devendo. Enfim, se você chegou até aqui, comente qualquer coisa (relativa ou não ao post) e adicione a palavra "cereja" a este. Espero poder fazer uma nova maratona as soon as possible.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...