sexta-feira, 31 de maio de 2013

Experiência Culinária I - Bolo de Leite Condensado ;

Como muitos já viram, neste último domingo tive minha primeira tentativa de fazer um bolo. Na verdade, o primeiro "prato" doce que fizera na vida. Estou acostumado com coisas salgadas. Se não sabem, sou um cara que gosto de inventar comidas. Acho divertido cozinhar e talvez só não tenha feito isso 'for a living' porque sempre foi um ~esporte~ para mim.

Desde algum tempo já venho nutrindo meus conhecimentos gastronômicos através do YouTube. Antigamente eu era 100% amador, fazia minhas misturas por conta própria e sempre buscava inventar algo diferente pra comer. Não tenho frescura (com as comidas que gosto), então eu normalmente misturo coisas que vocês, meros mortais, achariam meio esquisito.

Um exemplo LEVE é comer pão de queijo com geléia de fruta (morango, amora, sei lá), que até fiz um amigo provar noutro dia e, para reforçar meu paladar aguçado, ele disse ter gostado. Não se preocupem, não misturo feijão com strogonoff, talvez porque feijão não seja algo que curta (ME JULGUEM). Mas se alguém faz isso, não me incomodo. Talvez a única mistura que me dê um pouco de estranhamento são as feitas por cidadãos como meu irmão que curtem comer arroz + macarrão + feijão. É incômodo, assumo.

Enfim, essa minha jornada no YouTube me fez aprender mais alguns pratos legais e algumas técnicas pra fazer coisas um pouco mais 'elaboradas', como molho de queijo (que é basicamente derreter o queijo desejado com um pouco de leite). Mas com isso você esbarra em algumas dificuldades também, como o tipo de queijo. Na primeira vez que tentei, usei um tipo de queijo que não derretia muito bem como, por exemplo, o cheddar. Não lembro qual era (o nome, o queijo em si eu lembro), talvez fosse o gouda.

Só acho que não faço mais coisas na cozinha por plena preguiça de fazer ou sair pra comprar os ingredientes que faltam. Então, das três uma: ou não faço, ou troco alguns ingredientes por outros (geralmente recheios né, porque em receitas 'completas' fica difícil trocar as coisas) ou aguardo até que apareça aqui em casa o ingrediente necessitado.

Inicialmente comecei a me interessar pelo negócio quando assisti vídeos do RoleGourmet. Descontraídos, eles faziam uns pratos bacanas, a maioria fast foods podrões mas muito bem elaborados (e recheados) e aparentemente gostosos pra caceta. Fiz algumas das dicas deles, e o que mais gostei foi a batata recheada que fizeram há uns bons meses. E não apenas a batata recheada, mas o purê ~rústico~ que fizeram como recheio. É sensacional. Obviamente isso me deu ideias também, como fazer purê com patê.


Tenho muita vontade de fazer os drinks que eles eventualmente fazem, mas aquela tal preguiça e/ou falta de grana pra bancar todo esse esquema alcoólico sozinho acaba me barrando nisso. Aliás, tenho boas ideias de drinks também (AMIGOS vocês sabem que meus drinks são bons).

Depois acabei conhecendo outro canal também no YouTube, o Made in Japan. E aí pude aprender algumas receitas mais sérias, com medidas, procedimentos e todo o bla bla bla da cozinha. Eles ensinam alguns negócios muito fáceis, como o tal bolo que fiz. Parece difícil, mas na real nem é. É só não ser um neandertal na cozinha que dá pra fazer. 

Pois bem, domingo estava um tanto quanto hiperativo. Tentei arrumar algo pra fazer fora de casa, mas ninguém se animava, então acabei atendendo ao pedido da minha mãe, que desejava fazer um bolo naquele dia mas estava com preguiça (aliás, naquele domingo ela tirou uma leve folga merecida). Então abri o vídeo da receita, peguei as medidas e comecei. 


Ia fazer a medida feita na receita né, porque não sabia se ficaria bom (afinal, era a primeira vez fazendo bolo), mas minha mãe falou "ah gasta logo esse pote de leite condensado inteiro, faz a receita dobrada". "Ok", disse eu. E fiz a receita em dobro, sem medo de ser feliz. Bati as paradas no liquidificador como aprendi, botei depois o fermento e tal, pré-aqueci o forno bla bla bla. Aliás, a parte mais difícil é untar a porcaria da forma. Sério, ODEIO untar coisas, odeio ficar com a mão melequenta de coisa oleosa/gordurosa, tipo margarina. 

E voilà, tinha um bolo pronto, bem bonito e aparentemente gostoso.

Parece branco demais, mas é só a foto.

Só que ele me parecia muito grande (adivinhem o porquê), e talvez só bolo por bolo não tivesse muita graça. Decidi então dar uma decorada, colocar uma calda nele. Deram a ideia de uma calda de brigadeiro. Pensei "hm, maravilha, é a calda que mais gosto mesmo, então vamos aprender e depois fazer". Só que, TCHARAM, havia acabado o leite condensado aqui em casa, porque gastei o último pote inteiro pra fazer o bolo. Então fiquei chupando dedo.

Um grande desafio foi tirar o bolo da forma. Passei a faca em volta e tal mas na hora de virar o barato não queria descer nem na porrada. Pensei "fodeu, só o que faltava", mas consegui depois de bater MUITO BEM a forma no prato lá.

Acabei então fazendo uma simples calda de chocolate (acho que era Nescau sei lá), que era o que tinha a mão naquela hora. Também não sabia fazer, mas minha mãe me deu as direções e consegui, era fácil. Catei um pacotinho de granulado pra decorar um pouco mais e pronto:


Este foi o resultado final. E ficou bem gostoso, sério. Eu nem curto bolo, mas ficou bom. É CLARO que teria ficado 100% melhor com uma calda de brigadeiro, mas fazer o que né. A massa ficou bem macia. Acho que preferia ter feito a receita original (metade do que fiz), que aí poderia ter rolado a cobertura mais gostosa e o bolo ter ficado menor (embora esteja perto do fim já). Talvez tenha que seguir mais os meus instintos e deixar a caixa de leite condensado pela metade na próxima. E testar coisas novas, como, sei lá, rechear o bolo. E fica a prova a quem duvidou do meu potencial na cozinha.

4 comentários:

  1. Esse teu post me fez lembrar de que eu adoro batatas recheadas, puta que pariu, se existisse algo que eu toparia comer todo dia caso não engordasse tanto seria batata recheada. Um dia desses eu fiz uma batata recheada que ficou tremendamente deliciosa! Coloquei uma colher de margarina, uma de cream cheese, milho, piquei tomate, coloquei carne seca e joguei um pouco de molho de pimenta, orégano e linhaça. Ficou uma delícia e tive que repetir porque pqp ;_; Fiquei até com água na boca agora.

    Anyway, depois vou dar uma olhada nessa receita de bolo que tu usou, vamos ver se é boa mesmo. >:3

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de batata de qualquer jeito mesmo. Mas o que aprendi nessa recheada foi a fazer o recheio com a própria batata (o que você esburaca né). Daí você adiciona qualquer coisa molenga, como requeijão, patê ou margarina (ou sei lá mais o que) e coloca isso no recheio também, fica muito bom!

    Veja sim, fica gostoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, como assim fazer o recheio com a própria batata? o_o É comer a batata junto? adkjdkjj Se for isso, eu já faço

      Excluir
    2. Se você ver o vídeo, eles esburacam a batata pra colocar o recheio, mas não jogam essa "raspagem" fora, mas reaproveitam pra fazer um recheio mais elaborado.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...