quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Desabafos no ônibus (e todas as outras artes relacionadas) ;

Ando bastante de ônibus. Não fosse o calor do Rio de Janeiro, eu até gostaria de andar mais, embora eu já tenha o costume fresco de preferir os ônibus com ar condicionado (e que por sorte sou até "bem" servido disso no meu bairro). Quer dizer, dizem que até 2016 TODOS os ônibus da cidade terão ar condicionado, então acho que ficarei MUITO mais tranquilo em pegar uma boa viagem com esses motoristas psicóticos que tentam jogar as velhinhas no chão.

Nessas indas e vindas sempre vejo uns desabafos, mensagens, desenhos, pichações, e até piadinhas. Acabei tirando dos desenhos e das frases a inspiração pra começar uma coletânea dessas, porque, embora seja péssimo desenhista e não seja um viciado em arte, gosto muito de arte de rua (e agora estou começando a ter ideia de fazer uma coletânea de grafites do Rio de Janeiro - pelo menos dos lugares por onde passo). 

Enfim, fotografei durante um looongo espaço de tempo pra juntá-las (comecei em 2012 acho), porque era uma caça bem casual. Se eu sentava no lugar que por acaso estivesse com um desenho ou coisas escritas, tirava foto. E foram fotos de vários aparelhos também, em períodos variados do dia, com celulares não tão bons às vezes (principalmente os primeiros), então me perdoem pela baixa qualidade de algumas das fotos. E tem o delay de fazer o post também, porque ele já estava "pronto" desta forma há uns dois meses, só não tinha tido o trabalho de compilar todas na mesma pasta e escrever (que na real é bem pouco trabalho, mas preguiça né).

Ao procurar aqui no computador pelas imagens, percebi que perdi três. Perdi mesmo, cacei em outro computador, nos celulares, nas pastas. Acredito que elas tenham ficado no celular que me foi roubado no começo do ano, e eu acabei nunca tirando elas de lá. Uma delas é bem fácil de achar, então eu atualizo depois que conseguí-la novamente, ou guardo pra versão 2.0 deste post (se a galera continuar fazendo arte no ônibus óbvio).

1) Fanart (ou eu deveria chamar de fanfrase?) - Neste primeiro tópico podemos ver a galera que gosta de dizer que é fã de alguma coisa, seja uma banda ou até sua arma preferida do Colégio Militar. Pra isso, vale qualquer coisa, escrever com caneta, corretivo, escrever por cima de outros piches, desenhar o logo da banda e até assinar sua obra com um porco (acho, mas só acho que esse porco não tem nada a ver com o Red Hot Chili Peppers).


2) Pichação - É o tipo mais comum que encontramos nos ônibus, mas por não fazerem nenhum sentido (só entre os caras destas gangues, imagino), tirei foto só de um, só pra exemplificar.


3) Propaganda - Há sábios marketeiros que andam de ônibus. Ali, a propaganda é gratuita e muita gente vê. Poucos dão bola, talvez, mas... WHY NOT? Claro que rola propaganda de todo tipo, as escritas e as coladas também, daquelas de Cursos de Filosofia (TODO ônibus tem uma dessa, puta merda), mas encontrei essa um pouco diferente.


4) Desenhos - Eu consegui alguns poucos bons desenhos. Mas por algum acaso da vida perdi DOIS.  E um outro não consegui tirar foto porque não dava, tinha gente sentada no lugar e eu já tinha que descer. Sobrou-me esse único, que achei sensacional. O que não consegui tirar foto era no mesmo lugar do ônibus, e provavelmente feito pela mesma pessoa.

Merece até um tamanho maior.

5) Desabafos Políticos - Ônibus também pode ser espaço pra isso, ainda mais nessa euforia toda que a galera entrou agora. Mas desde sempre é um lugar em que vejo cidadãos reclamando do preço da passagem quando o aumento está próximo. Tinha uma foto dessas, mas foi uma das que perdi, então fiquem com essa que provavelmente só cariocas entenderão.


6) Piadinhas - Por que não fazer piadas também né. Descontrair o passageiro que vai sentar lá depois de você e talvez até arrancar um sorriso dele. Às vezes se torna até uma forma de contar verdades, mas de uma forma não muito agressiva.

Se não conseguiram ler, a marca do ônibus é CAIO.


Deveras chateado por não ter encontrado as fotos que faltam. Mas eu gostei da terapia, então é provável que eu continue fazendo, gostem vocês ou não. Aliás, não sei se é só o blogger, mas foi meio difícil organizar as fotos, então perdoem essa esculhambação na arrumação, mas foi o melhor que consegui fazer pra não ficar tão feio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...