Essa ideia gerou mais de 80000 vídeos enviados por gente de 192 países, o que deu umas 4500 HORAS de vídeo. Lembro-me de ter visto algo assim na época, mas não sabia que a finalidade seria tão interessante. Vocês tem ideia do quanto é 4500 horas? Nem eu.
É tão amador quanto profissional. Selecionaram, obviamente, filmagens interessantes para se adequar ao contexto que tivessem uma qualidade de vídeo no mínimo regular. E não era pra menos, gente de todo canto do mundo enviou. No final, você sente pouca diferença, que é compensada pelo sentimentalismo que passa.
O conteúdo dos vídeos não era restrito. Qualquer coisa poderia ser enviada, mesmo não estando dentro das perguntas sugeridas. O objetivo era captar o dia a dia das pessoas, a vida singular em universos completamente diferentes, além de servir para mostrar a gerações futuras como era estar vivo no 24 de julho de 2010.
O Artista provou, neste ano, que um filme não precisa de cores, muito menos efeitos maravilhosos e tecnologias revolucionárias para ser tocante e incrível. Life In A Day provou que nem um roteiro é necessário para impressionar.
Categoricamente este filme se encaixaria como um documentário, mas prefiro chamá-lo de masterpiece. É uma obra de arte, de verdade. É estupendo ver o tanto que acontece em somente um dia. São 24 horas apenas, mas que a gente nem se dá conta do quanto de gente vive e de quantos eventos acontecem. Vamos da neve ao calor intenso, da riqueza à pobreza, da multidão à solidão. Quantas pessoas, quantas emoções, quantas vidas. Tudo em um tempo tão ínfimo.
O filme está disponibilizado na íntegra lá no Youtube, em HD e os carambas. A produção é deles e não tem motivo para deixar a obra escondida.
É um filme honesto, singular e que certamente virará um clássico em alguns anos. E não é para menos. Não estou bancando de cult, só dizendo que é um must-see. É muito bonito e o final encerra maravilhosamente bem os 90 e poucos minutos de aprendizado cultural.
Parece que será lançado nos cinemas no fim desta semana (dia 20/04). Mas não percam tempo e assistam assim que possível. Arrependo-me de não ter tido conhecimento dele antes. Concluo com uma frase: Vocês precisam assistir a este filme, sério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário