terça-feira, 17 de abril de 2012

Life In A Day ;

Vocês precisam assistir a este filme, sério. É uma obra genial que vale todos os segundos da sua exibição. Life In A Day (2011) é um filme gerado numa parceria entre o Youtube e a LG, junto com Ridley Scott (e distribuído pela National Geographic). Este cara (e talvez mais gente) teve a ideia de fazer umas perguntas simples como "O que você ama?", "Do que você tem medo?" e até "O que há no seu bolso?", pedindo que as pessoas gravassem um vídeo de qualquer coisa de sua rotina no dia 24 de julho de 2010.

Essa ideia gerou mais de 80000 vídeos enviados por gente de 192 países, o que deu umas 4500 HORAS de vídeo. Lembro-me de ter visto algo assim na época, mas não sabia que a finalidade seria tão interessante. Vocês tem ideia do quanto é 4500 horas? Nem eu.

É tão amador quanto profissional. Selecionaram, obviamente, filmagens interessantes para se adequar ao contexto que tivessem uma qualidade de vídeo no mínimo regular. E não era pra menos, gente de todo canto do mundo enviou. No final, você sente pouca diferença, que é compensada pelo sentimentalismo que passa.

O conteúdo dos vídeos não era restrito. Qualquer coisa poderia ser enviada, mesmo não estando dentro das perguntas sugeridas. O objetivo era captar o dia a dia das pessoas, a vida singular em universos completamente diferentes, além de servir para mostrar a gerações futuras como era estar vivo no 24 de julho de 2010.

O Artista provou, neste ano, que um filme não precisa de cores, muito menos efeitos maravilhosos e tecnologias revolucionárias para ser tocante e incrível. Life In A Day provou que nem um roteiro é necessário para impressionar.

Categoricamente este filme se encaixaria como um documentário, mas prefiro chamá-lo de masterpiece. É uma obra de arte, de verdade. É estupendo ver o tanto que acontece em somente um dia. São 24 horas apenas, mas que a gente nem se dá conta do quanto de gente vive e de quantos eventos acontecem. Vamos da neve ao calor intenso, da riqueza à pobreza, da multidão à solidão. Quantas pessoas, quantas emoções, quantas vidas. Tudo em um tempo tão ínfimo.

O filme está disponibilizado na íntegra lá no Youtube, em HD e os carambas. A produção é deles e não tem motivo para deixar a obra escondida.




É um filme honesto, singular e que certamente virará um clássico em alguns anos. E não é para menos. Não estou bancando de cult, só dizendo que é um must-see. É muito bonito e o final encerra maravilhosamente bem os 90 e poucos minutos de aprendizado cultural.

Parece que será lançado nos cinemas no fim desta semana (dia 20/04). Mas não percam tempo e assistam assim que possível. Arrependo-me de não ter tido conhecimento dele antes. Concluo com uma frase: Vocês precisam assistir a este filme, sério.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...