quarta-feira, 10 de abril de 2013

Nostalgia: Tatuagem de água ;

Tenho saudade de muitas coisas. Planejo relembrar algumas delas aqui (já tenho uns rascunhos até, mas sou preguiçoso e/ou atarefado), mas aos poucos porque se não fica sem graça. Desta vez, venho resgatar as tatuagens de água. Não sei vocês, mas me diverti muito com elas.

Tenho visto vários canais internéticos (blogs, vlogs, whatever) de nostalgia, tanto de games, quanto desenhos e outras coisas da minha (nossa) infância dos anos 90 que são deliciosamente doces pra memória. Então esperem coisas assim pela frente também.

Recentemente fui acompanhar de modo falho a primeira tattoo de uma amiga. Não cheguei a tempo de vê-las sendo tatuada, porque desencontramos as informações e acabei tendo que sair correndo feito louco de casa. Como era uma tattoo pequena, quando cheguei já estava pronta. 

Acabei resgatando na memória as velhas tatuagens temporárias ou tatuagem de água (descobri que o nome científico da parada é "tatuagem de decalque") que vinham em toda besteira que comprávamos pra comer. Chicletes (majoritariamente), biscoitos, cartelas de tattoos e sabe-se lá mais o que. Aliás, na minha época acho que era regra. TODO chiclete vinha com uma tatuagem de água. 
Lembram do Ploc?

Algumas eram muito feias, ficavam na forma de um retângulo um tanto quanto escroto na sua pele, mas tinha umas bem legais, e até uma variedade de coleções dos tipos: dinossauros, futebol, desenhos da época, e o que eu mais curtia, POKÉMON. Perdi a conta de quantas tattoos de Pokémon eu tive quando era moleque. Lembro de uma tatuagem de Dewgong que coloquei no meu pulso esquerdo. Pedia pros coleguinhas ficarem me perguntando a hora, e eu respondia feito um idiota: "São horas Dewgong!". Ainda bem que cresci e não faço mais esse tipo de pergunta animal, com resposta ultratosca.

Acho impossível não conhecerem, mas mesmo assim explicarei a magia da coisa. Primeiro, você comprava o chiclete e torcia pra sair uma tattoo legal. Mas você era criança, então qualquer coisa te agradava. De posse do plástico maroto, você arrancava a película dele e então o colava no local que queria "tatuar".
Tipo essa parada, só que mais infantil.

Depois disso, apertava de leve e molhava o barato com água corrente, pra fixar a parada na sua pele e deixar o plástico molhado e não estragar a sua tattoo, que eventualmente saía cortada na metade porque você não esperou tempo suficiente. Aliás, esse era um problema terrível. Todo mundo já perdeu uma tattoo irada porque ela resolveu não grudar no seu braço e ficar metade no plástico. No fim, era só remover o plástico com cuidado, para que não ocorresse tal problema.


Voilà, você era um BADASS tatuado, já podia pegar teu velocípede, os óculos escuros do teu pai e dar um rolê na pracinha bancando o pegador de cocotinhas (ou pokémons dependendo da sua idade). Você agora era como um adulto, e exibia sua tatuagem para todos os coleguinhas ramelentos da pré-escola com um ar de superioridade. Quanto mais conhecido o personagem fosse, mais superior você era. Quer dizer, enquanto ela durasse (pelos próximos 4 ou 5 dias). 

Caso ela não tivesse sido tão aclamada pelos seus colegas, você poderia chegar em casa e removê-la passando um algodão com álcool. E então você voltava a ser normal, ou abria espaço pra uma tattoo mais irada. Saudades de estampar vários personagens no meu corpo.

Andando pelas interwebs achei até um site/loja que vende esse tipo de tattoo, em vários tipos bem bonitos. Chama le petit pirate. São caras pra caceta as tattoos (R$ 10 uma cartela com umas 3 ou 4 tatuagens e R$27 as coleções), mas é legal pela arte, que tem um estilo bonitão. Quem sabe um dia não experimento uma dessas de mentira só pra bancar o crianção badass.

2 comentários:

  1. Adorei o site!
    Eu quase nunca tinha sorte com as tattoos )):
    Hj em dia ainda tem... No bolinho Ana Maria 'tá tendo umas de Glee HAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antigamente só tinha tattoo legal, e normalmente era de desenho. Que criança vai querer tatuar glee?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...