terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Os livros me perseguem ;

Posso dizer que sou uma pessoa que gosta de ler, mas não que sou eficiente na leitura quando tenho muitos livros pendentes. Gosto do prazer que um livro proporciona, mas não consigo engolir um livro em 24 horas, por mais instigante que ele seja. Não, não é dislexia ou problemas para ler, é só um pequeno probleminha, chamado arrependimento.



É, não importa que eu tenha 20 livros esperando pela minha leitura, se eu ler um tão rápido assim - e só conseguirei se ele for prazeroso e leve, porque tem uns que nem se eu quisesse (não que sejam ruins, só não tem como) - certamente irei me arrepender quando chegar ao final. Isso porque eu ficarei lamentando com coisas do tipo "Nossa, nem pude aproveitar o livro direito, li muito rápido" ou "E agora que ele acabou, o que fazer?".

Neste momento alguém me diria: "Agora que acabou, vá ler outro, animal!". Mas não é assim que funciona. Todos que já leram um livro e gostaram MUITO dele (não vou dizer um bom livro, porque não são necessariamente bons) sabem qual é o sentimento de algo ter acabado e não poder voltar atrás. É como quando uma série acaba, e depois de tanto acompanhar você fica meio perdido.

O que eu tinha a dizer mesmo é que os livros me perseguem. Em alta velocidade. Mal termino um livro, já compro mais dois. São esses sebos e suas promoções. Comprei um Kindle no final do ano passado, pra ver se pelo menos conseguia ocupar menos espaço. Um dos meus presentes de natal foi um Vale-Presente da Saraiva, que provavelmente será revertido em livros, já que não há muito mais coisa que me interesse lá.

Voltando, ontem tava andando na praça e encontrei uma feirinha de livros sem querer. Tava com a minha mãe, que não se animou tanto em andar pelas barracas, até que achou uma que tinha os tipos de livro que ela gosta. Primeiro vi uma coletânea de uns mangás do Osamu Tezuka, a 5 contos cada um. Comprei o primeiro pra ver qual era a da história da coleção. Olhando outras, algumas promoções interessantes, mas nenhuma que me fez saltar os olhos. Até que cheguei na última barraca a ser checada. Eles tinham alguns poucos livros a FUCKING. UM. REAL. Assim, nem tantos era interessantes à primeira vista, nem tava tão afim de ficar olhando um por um, então só peguei os 3 em inglês que se encontravam ali no meio e decidi que levaria somente um, apesar do preço maravilhoso deles, afinal, eu já tinha muitos na fila da leitura. E comprei o The End of War, que foi o que mais me apeteceu (segunda guerra e tal), mais até do que o do Ultimato Bourne (eu até vi os filmes, mas não li os outros livros). O terceiro nem lembro qual era, porque sei lá. Sebo é um vício incurável.

Cheguei em casa e apertei os livros na prateleira do meu armário. Antes que alguém diga que tem muito mais a ler, isso é demais pro MEU padrão de leitura. Vejam a enrascada na qual estou metido:
Nem me lembrem que a faculdade também me empurrará mais livros.
Tem uns 10 para ler no Kindle (sem contar aqueles dois pequenos do meio que vieram nele). Ah, tem mais um também, dos irmãos Grimm, que ganhei de aniversário em 2010 e aguardo recebê-lo com uma dedicatória até hoje. Comecei aquele cinza ali embaixo, A Grande Travessia, depois de terminar o Símbolo Perdido (que peguei emprestado) e paralelamente estou lendo As Esganadas no Kindle. E bom, vou tentando não parar a leitura, já que a faculdade começa em aproximadamente um mês e essa pilha se multiplicará como em um milagre.


Um comentário:

  1. Depois da Grande Travessia, o primeiro livro que você vai ler desses é Wuthering Heights. Sem discussão. ;P E essa edição vintage é linda, o meu The Phantom of The Opera é dessa série também :~

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...